Estamos chegando ao fim de mais um ano, um momento propício para reflexão. O texto de Provérbios 12:21-28 nos diz que "Nenhum mal atingirá o justo". Mas será que realmente podemos dizer que nenhum mal está sobre nós? Ao longo deste ano, enfrentamos dificuldades, desafios e talvez até momentos de fraqueza. É tempo de olhar para trás e avaliar: conseguimos cumprir nossos projetos? Mais importante ainda, temos cumprido os projetos da Bíblia? A vontade de Deus está realmente em nós? E, enquanto nos preparamos para o novo ano, como pretendemos começar? Será um ano diferente ou uma repetição do ano que se passa?
1. A Verdade e a Humildade (Provérbios 12:22-23)
a) O Grau da Mentira e o Valor da Verdade O versículo 22 nos alerta sobre o perigo da mentira, destacando que "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu prazer". A pergunta que devemos nos fazer é: estamos vivendo de acordo com a verdade ou nos escondendo atrás de mentiras? Muitas vezes, nossos projetos podem ser apenas ilusões, mentiras que contamos a nós mesmos para justificar a falta de progresso ou comprometimento. Mas qual é o preço da verdade? A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre a importância de viver de forma honesta e íntegra. Ao longo do ano, será que realmente lembramos de Jesus em nossas ações e palavras?
b) A Insensatez e a Sabedoria O versículo 23 nos diz que "O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a insensatez". Será que, em nossa caminhada, temos sido insensatos, agindo de forma arrogante ou nos considerando melhores do que os outros? O que falamos no dia a dia é aprovado por Deus? Temos transmitido o conhecimento que ganhamos de Deus, ou guardado para nós mesmos? A sabedoria é um dom que devemos pedir a Deus para resolver tanto as coisas possíveis quanto as impossíveis. A verdadeira humildade e sabedoria nos guiam a viver de acordo com a vontade de Deus.
2. Governar e Animar (Provérbios 12:24-25)
a) A Arte de Governar e Ser Governado O versículo 24 fala sobre o governo: "A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários". Em nossa vida, estamos sendo governados ou estamos governando? A história de José e Moisés nos mostra como Deus tinha planos específicos para cada um deles, e assim também tem para nós. É mais fácil governar ou ser governado? E em que momento da vida estamos governando nossas ações e escolhas? Governar significa tomar decisões sábias e responsáveis, ser diligente em tudo o que fazemos.
b) Transmitindo Ânimo e Controlando a Ansiedade O versículo 25 diz: "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra". Será que nossas palavras são doces e trazem alegria aos ouvidos dos outros? Deus nos ilumina para que possamos transmitir aquilo que é bom e edificante. Como estamos lidando com a ansiedade que muitas vezes abate nosso interior? Temos motivos para começar o novo ano com alegria, sabendo que Deus nos guia e nos dá a paz necessária para enfrentar os desafios?
3. As Amizades e o Suor de Cada Dia (Provérbios 12:26-27)
a) A Verdadeira Amizade O versículo 26 nos desafia a refletir sobre nossas amizades: "O justo é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se". Será que realmente temos amigos verdadeiros? Existe algum que daria a vida por nós? Nossas amizades estão de acordo com os ensinamentos da Bíblia? O verdadeiro amigo pode até ir contra você, se for para o seu bem. Mas existe um Amigo Eterno que nunca nos abandona e sempre nos guia no caminho certo.
b) O Valor do Trabalho e da Diligência O versículo 27 fala sobre o trabalho: "O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente". Como uma formiguinha que corta sua folha e trabalha diligentemente, devemos valorizar o fruto do nosso trabalho. Será que valorizamos tudo o que compramos e adquirimos? Deus se agrada do que fazemos com os recursos que Ele nos concede, como a prata e o ouro. O trabalho que realizamos edifica ou destrói? No novo ano, será que vamos ter preguiça e deixar para depois as coisas que realmente importam?
Conclusão (Provérbios 12:28)
O caminho da vida é apertado, assim como estar dentro de um carro cheio de pessoas. A jornada rumo a Cristo é uma caminhada difícil, mas é uma questão crucial para ser uma pessoa justa. O versículo 28 nos lembra que "No caminho da justiça está a vida; e na vereda deste caminho não há morte". Em Cristo, somos preservados da morte espiritual e temos a promessa da vida eterna. À medida que entramos no novo ano, que possamos refletir sobre esses ensinamentos e renovar nosso compromisso de viver uma vida justa, pautada na verdade, na humildade, e na diligência. Que Deus nos guie e nos fortaleça em nossa caminhada. Amém.
Comentários
Postar um comentário