Agora,
irmãos, vocês que conhecem a lei, não sabem que ela se aplica apenas enquanto a
pessoa vive? Por exemplo, quando uma mulher se casa, a lei a une a seu marido
enquanto ele estiver vivo. No entanto, se ele morrer, as leis do casamento já
não se aplicarão à mulher. Portanto, enquanto o marido estiver vivo, se ela se
casar com outro homem, cometerá adultério. Mas, se o marido morrer, ela ficará
livre dessa lei e não cometerá adultério ao se casar novamente. Assim, meus
irmãos, vocês morreram para o poder da lei quando morreram com Cristo, e agora
estão unidos com aquele que foi ressuscitado dos mortos. Como resultado,
podemos produzir uma colheita de boas obras para Deus. Quando éramos
controlados pela natureza humana, desejos pecaminosos atuavam dentro de nós, e
a lei despertava esses desejos maus, que produziam uma colheita de obras
pecaminosas cujo resultado era a morte. Agora, porém, fomos libertos da lei,
pois morremos para ela e já não estamos presos a seu poder. Podemos servir a
Deus não da maneira antiga, obedecendo à letra da lei, mas da maneira nova,
vivendo no Espírito. Por acaso estou dizendo que a lei de Deus é pecaminosa?
Claro que não! Na verdade, foi a lei que me mostrou meu pecado. Eu jamais
saberia que cobiçar é errado se a lei não dissesse: "Não cobice". Mas
o pecado usou esse mandamento para despertar dentro de mim todo tipo de desejo
cobiçoso. Se não houvesse lei, o pecado não teria esse poder. Houve um tempo em
que eu vivia sem a lei. No entanto, quando tomei conhecimento do mandamento, o
pecado ganhou vida, e eu morri. Assim, descobri que os mandamentos da lei, que
deveriam trazer vida, trouxeram, em vez disso, morte. O pecado se aproveitou
desses mandamentos e me enganou, e fez uso deles para me matar. Isso, porém, só
demonstra que a lei em si é santa, e santos, justos e bons são seus
mandamentos. Mas, então, a lei, que é boa, foi responsável por minha morte?
Claro que não! O pecado usou o que era bom para me condenar à morte. Vemos, com
isso, como o pecado é terrível, usando os bons mandamentos de Deus para seus
próprios fins perversos. O problema não está na lei, pois ela é espiritual e
boa. O problema está em mim, pois sou humano, escravo do pecado. Não entendo a
mim mesmo, pois quero fazer o que é certo, mas não o faço. Em vez disso, faço
aquilo que odeio. Mas, se eu sei que o que faço é errado, isso mostra que
concordo que a lei é boa. Portanto, não sou eu quem faz o que é errado, mas o
pecado que habita em mim. E eu sei que em mim, isto é, em minha natureza
humana, não há nada de bom, pois quero fazer o que é certo, mas não consigo.
Quero fazer o bem, mas não o faço. Não quero fazer o que é errado, mas, ainda
assim, o faço. Então, se faço o que não quero, na verdade não sou eu quem o
faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, descobri esta lei em minha vida:
quando quero fazer o que é certo, percebo que o mal está presente em mim. Amo a
lei de Deus de todo o coração. Contudo, há outra lei dentro de mim que está em
guerra com minha mente e me torna escravo do pecado que permanece dentro de
mim. Como sou miserável! Quem me libertará deste corpo mortal dominado pelo
pecado? Graças a Deus, a resposta está em Jesus Cristo, nosso Senhor. Na mente,
quero, de fato, obedecer à lei de Deus, mas, por causa de minha natureza humana,
sou escravo do pecado.
O profeta Isaías, em seu livro, oferece uma mensagem poderosa de libertação ao povo de Israel. No capítulo 10, verso 27, encontramos uma promessa de Deus que continua a ecoar através dos tempos: "E o jugo será despedaçado por causa da unção." Mas o que significa essa unção? Como ela atua em nossas vidas hoje? Neste sermão, vamos explorar o significado da unção, como ela opera para quebrar jugos em nossas vidas, e o que devemos fazer para viver sob essa unção poderosa. 1: O Significado da Unção A. A unção como presença e poder de Deus. A unção, na Bíblia, simboliza a presença e o poder de Deus que capacita uma pessoa a realizar o que, humanamente, seria impossível. No Antigo Testamento, a unção com óleo era um ato simbólico que representava a consagração de reis, sacerdotes e profetas para o serviço de Deus. Esse ato físico representava uma realidade espiritual mais profunda: a capacitação divina para cumprir o propósito de Deus. Assim, a unção não é apenas um ritual externo...
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